terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Rockstar Responde Perguntas de Fãs 2: GTA III

Parece que novamente a Rockstar parou para responder algumas perguntas de fãs de Grand Theft Auto, dessa vez focando no III. 




Claude, Darkel e Outros Personagens


Honrando o lançamento de Grand Theft Auto III: 10 Year Anniversary Edition para a seleta nova geração de aparelhos iOS e Android, nós temos o prazer de apresentar as respostas a tanto tempo esperadas para algumas perguntas de fãs sobre GTA III. Dê uma olhada na parte 1 que foca em alguns dos personagens do jogo.


Claude
CrazyNiko187
A intenção sempre foi do Claude ser silencioso e não usar nenhuma linguagem falada? 


SCORPIO7188
O Claude é mudo ou só um homem que não fala? Eu lembro do CJ chamando-o de mudo na corrida em San Andreas.


XxMETALMONSTERxX
Porque o Claude não fala? Tipo, ele não reage nem quando está pegando fogo lol.


Rockstar says:

Agora pode parecer óbvio que as pessoas devem falar em todos os jogos, mas esse não era necessariamente o caso em 2001, certamente não em um jogo de mundo aberto. Estavamos completando vários procedimentos no caminho enquanto continuávamos, e nós decidimos que os NPCs (personagens não jogáveis) deveriam falar, e nós tivemos que arranjar um jeito de fazer eles falarem (usando tecnologia de captura de movimentos, algo que não havia sido feito até então, pelo menos não na escala que nós o fizemos). Então nós decidimos que o personagem principal não falaria, em parte para ajudar as pessoas a se identificarem com ele, mas principalmente porque nós tinhamos tantos outros problemas pra resolver que isso não parecia algo muito importante. Começamos a discutir introduzir a fala no personagem principal quando estávamos fazendo o Vice City, e deu muito trabalho. Enquanto a estrutura do GTA III pode parecer óbvia ou natural agora, e o uso de cutscenes feitas na engine do jogo que se sentem e se parecem com o jogo pode parecer simples e fácil, esse não era o caso lá em 2001 quando nós tivemos que descobrir essas coisas todas pela primeira vez. Oh, e no San Andreas, o CJ chama o Claude de mudo porque ele não fala e CJ acha isso irritante.



D.E.LB
Por favor esclareça se essa é a voz do Claude, provavelmente de uma versão beta:
http://www.youtube.com/watch?v=qOGs2w40SyA 


Liberty_King
Na verdade, eu ouvi o Claude fazer sons de leve quando ele caia de uma altura grande, e/ou se afoga no mar. Além do mais, isso é interessante:
http://www.youtube.com/watch?v=ddJ_SF596HE. No 0:18 o Claude parece dizer  "Get out of the car" ("Saia do carro") rapidamente, parece que nesse ponto ele tinha uma voz, isso é realmente um mistério :D


fan_GTA
Em um dos trailers do GTA III Beta, Claude diz "Get out of the car". Então quais os motivos dele não dizer nenhuma palavra na versão final?



Rockstar says:
Isso é um fake. Esse é um velho pedaço de gameplay, com certeza, mas nós imaginamos que a voz foi adaptada depois por alguém online, já que em nenhum ponto nós planejamos que o Claude teria uma voz, um design facial do movimento da fala ou até mesmo que o protagonista iria falar, até o GTA Vice City.




ARMORALLL 
Depois da última missão ser completada, é o Claude que diz "When the chopper finally got taken out, better than the fireworks on the 4th of July" (quando o helicopter finalmente foi derrubado, melhor que os fogos de artifício do 4 de Julho)???
Eu sempre fiquei pensando nisso! 



Rockstar says:
Não – é uma testemunha em uma entrevista para a TV que o diz.



Vortex94
Quem foi a inspiração para o personagem Claude? Eu gosto bastante da attitude dele, “silencioso porem mortal”. 



Rockstar says:
Não houve nenhuma inspiração única – nós só gostavamos da idéia de um assassin forte, silencioso, que iria ser comparado com todos aqueles neuróticos e complexos mafiosos de uma maneira divertida. He parece mais forte e no controle, enquanto eles parecem mais fracos e obsoletos.


-AlSar-
Vocês podem nos contar mais sobre a biografia do Claude?


Dapunkilla
Qual é a história do Claude? Por exemplo seu sobrenome, familiares? De onde ele é? Ou até mesmo uma pequena biografia?



Rockstar says:
Ele é um ladrão de banco com uma namorada psicótica e intrometida. Mais do que isso, é difícil dizer. Definitivamente um viajante, provavelmente da costa oeste, novo em Liberty City. Sobrenome pode ou não pode ser Speed.



Dapunkilla
Claude matou Maria? 


nikobelic2500000
Ao fim de Grand theft Auto 3, Claude realmente atirou em Maria? 



Rockstar says:
Nós não temos certeza disso. Alguns pensam que ele o fez, e outros pensam que não. Certamente em uma versão original do script, Maria realmente fazia um discurso longo e irrirante, mas alguém no departamento de áudio inteligentemente deu um fim nisso. Já o que isso significa pra Maria, ninguém sabe dizer.  


Dapunkilla
Qual foi o destino de Claude? Ele está morto no universo GTA III ou ainda vivo?



Rockstar says:
Ele certamente não está morto. O que se deu dele, não sabemos. 



therealtreefitty
Como a aparência do Claude se deu ou se modificou durante o desenvolvimento?



Rockstar says:
Nós mudamos sua aparência muitas, mas muitas vezes até ficarmos felizes – coisas típicas, peso, rosto, algumas roupas.


O desenvolvimento de Claude

Darkel
BenDeR.
Darkel, um personagem tão estranho... Imagens dele estão presents no site oficial do GTA III e o nome dele aparece no manual do jogo. Eu ouvi dizer que ele deveria te dar algumas missões com um estilo meio “Rampage”. Qual era a proposta dele exatamente? Porque não foi incluido na versão final do jogo?


GTAOVER9000
Hey Rockstars... me digam se puderem, é verdade que o personagem removido do Grand Theft Auto III chamado Darkel era um russo comunista? 


11205885
Qual é dessa com o Darkel? Havia realmente uma missão onde você explodia um ônibus escolar cheio de crianças?


Tbirdsc
Quem era Darkel?



Rockstar says:
Darkel era só um bêbado louco que te dava algumas missões loucas. Elas foram removidas alguns meses antes do jogo ser lançado e bem antes de 11/09 simplesmente porque elas não eram tão boas quanto o resto do jogo, e eram meio estranhas. A princípio ele tinha 5 missões, que foram lentamente sendo removidas. Quando só 2 estavam sobrando, todas foram removidas.
O personagem simplesmente não funcionava ao lado do resto

Nenhuma das missões envolvia explodir um ônibus cheio de crianças, mas esse é um rumor engraçado!


Etoddgta
Nós algum dia veremos um lançamento das missões beta do Darkel?



Rockstar says:
Não. Os caras da Rockstar North estão ocupados demais trabalhando em coisas futuras pra tentar descobrir como consertar essas missões antigas e incabadas e faze-las rodar. 

Outros Personagens
Outros Personagens
SammiiDoogles
Existem muitas referências à personagens e marcas do GTAIII (grafite do El Burro em LC, por exemplo) no GTAIV, mas algum dos personagens (tirando Lazlow) existe de verdade nos dois “universos”?  Foi pra lá que o Donald Love foi? Ele pulou entre dimensões para o universo de GTA IV? Reviravolta no enredo! Os dois universos são completamente separados? Eu entendi que não fazia sentido nenhum ter duas Liberty City’s, mas não existe jeito dos personagens de GTAIII voltarem? GTAIV tem alguns personagens incríveis, mas alguns personagens da era III são simplesmente inesquecíveis. 


Rockstar says:
El Burro é mencionado como ele também foi em GTA 1, então pareceu apropriado que ele deveria “cruzar universos” – a palavra “universos” só representa mundos representados em diferentes definições, 2D, 3D e Alta Definição, então nós decidimos que marcas, radios e personagens mínimos existiriam nos dois, mas personagens 3D não. Essa é a lógica (até onde isso pode ser considerado lógico) por trás disso – então não, nós não acreditamos que personagens do GTAIII existiriam no universo do IV.


FeelThePayne
Por que o Ray era tão paranóico? Lol, ele era dublado pelo Robert Loggia também!
Wow!



Rockstar says:
Ele era um policial corrupto que sabia que sua sorte estava pra acabar e ele chegaria a um fim trágico – isso faria qualquer um paranóico...

VladTheZenga09
O cara com o taco de baseball na artwork… quem é ele? Estou quase certo de que não é o Toni Cipriani porque na artwork ele é o cara com as mãos no bolso, e os dois não são o mesmo...
Pelo menos pra mim. abraços


eat-THE-phoenix
Celebrando o décimo aniversário do GTAII, eu decidi tirar o jogo do baú e joga-lo novamente, pelo amor dos velhos tempos. No entando, toda a vez que eu olho para a capa, o cara com a pistola e os óculos sempre me faz pensar...
Quem é o cara de óculos que muito aparece na capa, manual e telas de loading?


Rockstar says:
Ele é um personagem de um velho pedaço de arte conceitual feito pelo nosso velho artista conceitual da Rockstar Noth, Ian McQue, que o Stephen Bliss (que é um dos caras que ilustra a capa dos Grand Theft Auto’s) gostou e usou para fazer uma montagem legal que representava o jogo – nós estavamos menos preocupados com a arte realmente representando os personagens do que com capturar a vibe do jogo, mais importante para nós. Então alguns dos personagens na arte não são necessariamente personagens do jogo. Nós não imaginávamos que nossos personagens seriam grande coisa até que o jogo saiu.





11/09, A “Ghost Town”, O Dodo e Outros Mistérios

A parte dois cobre muitos dos rumores antigos, mistérios e mitos sobre Grand Theft Auto III – e também apresenta algumas imagens do por-trás-das-câmeras sendo lançadas pela primeira vez. Obrigado a todos os fãs de GTA por submeterem essas ótimas perguntas – e aproveitem!

Algumas artes conceituais antigas, nunca lançadas


11/09


VBProject 
Vocês cortaram algumas missões após o 11/09? 


gtaencyclopedia (via Twitter)
O quão diferente teria GTA III sido se o 11/09 nunca tivesse vindo a ocorrer?


Rockstar says:
Perto de 1% diferente. Nós removemos somente uma missão que fazia referência à terroristas e mudamos alguns outros detalhes cosméticos – detalhes de veículos, alguns comentários de pedestres, linha de diálogo no rádio etc – o jogo saiu um pouco depois. A maior mudança foi a embalagem americana que remixava todas as outras embalagens no que acabou virando nossa marca – porque todos as outras embalagens [que foram lançadas como a capa do jogo na Europa] eram, nós sentimos, muito pouco elaboradas após o 11 de setembro.
Todos os outros rumores são bem legais mas impossíveis de terem sido atingidos num período tão curto de tempo.



CrazyNiko187
Alguma chance de lançarem as coisas do GTA 3 que foram removidas devido ao 11/09?

Rockstar says:
Não. Como dito acima, não era mesmo muita coisa – só uma missão, e além disso alguns detalhes cosméticos.




Magic_Al
O jogo foi lançado só 41 dias depois do 11/09. É sabido que mudanças de última hora no conteúdo do jogo foram feitas por causa da traumatica situação emocional daquele tempo. Algumas são conhecidas, como carros de polícia mudando para não se parecerem com a NYPD, mas rumores de mudanças maiores simplesmente não desaparecem. Rumores como:
Haviam ônibus escolares em LC e eles foram removidos, Liberty City tinha as torres gêmeas que foram transformadas em um terreno de construção depois, e Donald Love era morto por um avião atingindo seu prédio e isso foi editado para que ele somente desaparecesse. Grandes mudanças parecem improváveis de terem sidos feitas em 41 dias considerando que a Rockstar North estava literalmente emu ma zona de guerra e tinha que ter o tempo de testar e fisicamente enviar o jogo.  De uma vez por todas, vocês podem listar tudo que foi mudado após 11/09 e desbancar os rumores mais ridículos sobre essa situação?


Rockstar says:
Até onde nós lembramos, as mudanças foram só essas listadas acima.
O resto é besteira

Ghost Town

tytiyuiyitytiy
É o local da primeira cena do assalto ao banco uma parte de Liberty City?
Ou outra cidade?

Rockstar says:
Sim – era pra ser uma parte de Liberty City.




bcinvestor1
O nome da ilha retirada do jogo era “Jakota Island’’, referida no jogo como “Ghost Town”?


Rockstar says:
Nós não tiramos uma ilha do jogo.
Sempre houveram somente três. Nós pensamos que à o que as pessoas se referem como “Ghost Town” é só uma pequena parte fora de cidade que nós construimos para a cena do assalto a banco logo no comecinho do jogo. Nunca teve um nome, mas nós queríamos que fosse uma área separada do mapa de Liberty City então nós fizemos essas ruas flutuando no espaço e assumimos que ninguém nunca as ia encontrar. Nós percebemos que alguém fez um mod de uma ponte então agora você pode dirigir até lá – sensacional...


O Dodo
Blazinbash
O Dodo foi feito para se manter no ar? Não me levem a mal, meus amigos e eu passamos horas a fio competindo pra ver quem voava mais tempo, antes de cair de bico no mar.


CrazyNiko187
O Dodo era pra ser um avião de verdade, ou o tamanho de suas asas foi reduzido pelo 11/09? (Eu sei que ele pode ser voado se você tiver prática)


Christobell46
Porque o Dodo no GTA 3 não pode voar?




Rockstar says:
Porque nós estavamos fazendo um jogo de dirigir e atirar – mesmo assim, essa combinação de elementos principais do gameplay, era muito, muito radical para a época. O Dodo nunca foi feito para ser pilotado muito, e com certeza não foi retido como resultado do 11/09 – só era divertido ver como as pessoas ficavam loucas quando descobriam vários bugs que as permitiam voar nele!


Outros rumores de conteúdos cortados e Mistérios
BenDeR.
Os túneis em Shoreside Vale, tanta especulação foi feita sobre eles. Eles parecem estar fechados 24/7 devido à reforma. Eles deveriam originalmente te levar a algum lugar ou os trabalhadores são só preguiçosos demais pra terminar o trabalho (ha)!


Vortex94
Também, porque o túnel foi bloqueado na ilha de Shoreside Vale?


CrazyNiko187
O túnel de Shoreside Vale, era só para olhar?



Rockstar says:
Nunca houve a intenção de colocar alguma coisa do outro lado do túnel, nós só estávamos fazendo modos de parecer que o mundo continuava além das barreiras físicas. Isso é algo que nós vinhamos tentando representar de várias maneiras até então, fazendo o mundo que você experiencia como jogador parecer que é parte de algo maior. Esse túnel foi um dos nossos primeiros pequenos passos de bebê nessa direção.




WolfRogers
Escondidas na versão de PC de GTA III estão menus e listas para Multiplayer, o que era pra ter sido planejado para Grand Theft Auto III nesse ponto e foi removido?


Rockstar says:
Nós ponderamos a idéia de um multiplayer naquele tempo mas nunca fomos muito longe com isso. Na época, nos decidimos fazer Vice City ao invés de dedicar uma grande equipe ao multiplayer, assim que sentimos que não ia ser bom o suficiente. Quando nós finalmente fizemos um jogo multiplayer, queríamos rivalizar com a diversão e a experiência do single player, e isso não foi possível até muito depois.


Música/Áudio/Dublagem


tytiyuiyitytiy
Quem escreveu a fala "My mother's my sister" (“Minha mãe é minha irmã”)  de pedestre?


jesse45
Como “Minha mãe é minha irmã” funciona?




Rockstar says:
Ha – pra ser honesto, não temos certeza – todos trabalhamos juntos nessas coisas – e assumimos que muitos de nós achavamos as relações consanguíneas rurais divertidíssimas.




OrIGInalPyRO
De onde o som de “squish” de quando você esmaga um pedestre com o carro veio? Ele sempre me fez rir.



Rockstar says:
O som de esmagamento de pedestre foi feito de uma combinação de sons de esmagamento que o designer de som da Rockstar North, Allan Walker, gravou ao vivo (o Líder de Produção Musical da Rockstar North, Craig Conner, parece se lembrar de esmagar frutas e galinhas de consumo em um microfone...) e depois adicionaram algumas camadas, do nosso arquivo de SFX.

Etcetera

Etcetera



Bruciesautos
Porque os gráficos das primeiras screenshots eram cartunescos?



Rockstar says:
Antes de de nós seriamente começarmos a construir o jogo, tentamos vários visuais diferentes. Alguns desses foram mostrados durante o desenvolvimento. Nós brincamos com um estilo bem cartunesco mas voltamos atrás.



cannoman5
É verdade que a aparência e voz do atentende da Ammu-Nation são do Dan Houser?


Rockstar says:
Não, não é verdade. De qualquer maneira ele se parece (mas não soa) com um parente dele.




Luc de Mooij (via Facebook)
Como é o cannoli no Marco’s Bistro?


Rockstar says:
Horrível! Velho e murcho.


Perguntas sobre desenvolvimento primário


Jamie Press (via Facebook)
Como é o script para os GTA’s? Qual o tamanho deles e como são formatados? E também, vocês nunca considerariam liberar um script de algum GTA? Obg :) Mal posso esperar por GTAV!


Rockstar says:
Eles são longos.
Muito longos. E só parecem aumentar a cada GTA lançado. Veja a imagem abaixo que mostra uma foto do script de GTA 3 ao lado do de GTA IV pra ter alguma noção do que nós estamos querendo dizer.




Esquerda: O fino script do GTA 3. Direita: Sete anos depois, uma olhadinha no voluptuoso script de GTA IV.

4 comentários:

Eduardo [FH] disse...

Muito bom mesmo o post Og Fux,parabens.

Obrigado pela tradução e desculpa por não poder postar por você,estava sem o Word aqui,mas por um lado tambem foi bom você voltar a postar aqui também.

Leandro disse...

Se o script do IV é grande assim, imagina o do V.

GaBrIeL420 disse...

Muito bom! Esclareceram muitas dúvidas minhas! #NoAguardoPorGTAV

David Duraes disse...

Muito bom, principalmente falando do ataque de 11/09 de setembro, vlw msm GTA Br Team !! ;D